Mbanza Kongo – Cinco milhões, 119 mil e 551 metros quadrados de superfícies foram desminados de Janeiro a Dezembro deste ano, na província do Zaire, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).
Das áreas desminadas, o destaque vai para a zona onde será instalada a futura fábrica de fertilizantes no município do Soyo, o perímetro da futura plataforma logística aduaneira do Luvo e o espaço onde está a ser erguido o aeroporto internacional de Mbanza Kongo.
Os dados foram divulgados sexta-feira, pelo representante da agência de desminagem na província do Zaire, Lourenço Antunes, durante um acto de demolição de engenhos explosivos não detonados, ocorrido na aldeia de Mbanza Mazina, arredores da cidade de Mbanza Kongo.
Durante as acções de desminagem, disse, foram removidas e destruídas 14 minas anti-pessoal, uma mina anti-tanque, 1.980 uxos e 2.119 munições diversas.
Lourenço Antunes disse que decorre, em algumas localidades do município de Mbanza Kongo, uma campanha de sensibilização da população denominada “educação sobre o risco de minas”, tendo sido já sensibilizadas 591 pessoas das povoações do Nkoko, Sumpi e Dobo.
Para o próximo ano, a fonte disse que as acções de sensibilização e educação da população sobre o risco de minas estarão viradas para as comunas de Kindege e Kibala Norte, no município do Nzeto.