Dundo - Seiscentos e quarenta e cinco (645) cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos, na Lunda-Norte, por tentativa de entrada ilegal, em Angola, anunciou segunda-feira fonte do Comando Provincial da Polícia Nacional, no Dundo.
De acordo com a fonte do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional, os detidos tentaram entrar no território angolano, através dos postos fronteiriços do Cuango, da Caungula, do Chitato e do Lóvua, para se instalar em zonas de exploração de diamantes.
Para além das áreas de exploração diamantífera, principais atractivos da imigração ilegal na região, os referidos migrantes tencionavam atingir a capital do país, Luanda, com o apoio de alguns cidadãos nacionais ainda por identificar.
A sua detenção ocorreu no quadro da operação policial “Raio X”, que visa combater a imigração clandestina, a exploração ilegal de diamantes, o contrabando de combustível e o tráfico de seres humanos, entre outros crimes.
A província da Lunda-Norte partilha uma fronteira terrestre e fluvial com a RDC de cerca de 770 quilómetros.HD