Malanje- Seiscentos e 69 engenhos explosivos não detonados de diversos calibres foram removidos e destruídos em Malanje, numa área de dois mil 271 metros quadrados, durante o ano 2023, pelo Departamento Provincial do Centro Nacional de Desminagem (CND).
Trata-se de morteiros de 60, 82 e 120 milímetros, minas anti-pessoal e anti-tanque, bem como munições diversas, removidos em acções de desminagem nos municípios de Kiwaba Nzoji, Calandula, Cangandala, Malanje e Cacuso.
A informação foi prestada hoje, à ANGOP, pela chefe de secção de Estudos, Planeamento, Estatística e Garantia de Controlo de Qualidade do CND, Laurinda Manuel, referindo que durante o ano transacto registou-se um acidente com mina anti-pessoal na localidade de Quissole, município de Malanje, que vitimou mortalmente um cidadão de 21 anos de idade.
A responsável fez saber no período em balanço, o CND promoveu ainda cursos de refrescamento sobre desminagem humanitária e técnicas de desminagem dirigidos a sapadores, campanhas de educação sobre risco de minas destinados a 17 mil 535 pessoas, para além de proceder ao levantamento de 50 áreas suspeitas de minas em várias localidades da província.
Entretanto, apontou a falta de mapeamento das áreas minadas no período do conflito armado, como sendo um dos principais empecilhos à actividade de desminagem na província, a par da prática de recolha de material ferroso, sobretudo por parte de menores, para venda.
Associado a tais factores, está a escassez de funcionários para atender a demanda das tarefas de desminagem, sendo que a instituição conta com apenas com 49 técnicos. ACC/NC/PBC