Benguela - Uma área de 597 mil e 96 metros quadrados de terra foi desminada, de Janeiro a Outubro deste ano, na província de Benguela, soube hoje, quarta-feira, a ANGOP de fonte do INAD.
A informação é da chefe de Departamento Provincial do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), em Benguela, Florinda Tchinoya, referindo que foram removidos duas minas antipessoal e 652 engenhos explosivos.
Deu a conhecer que, no período em análise, o INAD realizou as suas actividadwes em vários pontos dos municípios de Benguela, Lobito, Catumbela, Baía Farta, Cubal, Caimbambo e Bocoio.
Sublinhou que o INAD realizou 52 acções de desminagem, com destaque para a área do parque da central de energia solar, na comuna do Biópio, além de 30 palestras de educação sobre o risco de minas e outros artefatos de guerra.
Relativamente a incidentes envolvendo engenhos explosivos não detonados, reportou a ocorrência de dois casos nos munípios de Benguela e Baía Farta, concretamente nas localidades do Capilongo-Canhenguerere a povoação do Chivale, que resutaram na morte de dois cidadãos.