Dundo – Quinhentos e 85 cidadãos da Republica Democrática do Congo (RDC), foram expulsos da província da Lunda-Norte, no último fim-de-semana, pelas autoridades locais, durante uma micro-operação, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que os imigrantes foram repatriados ao país de origem através dos postos fronteiriços do Cuango, Chitato, Caungula, Lóvua e Cambulo.
Afirmou que os imigrantes tencionavam se instalar nas zonas diamantíferas para o garimpo de diamantes.
Acrescentou que na mesma operação foram apreendidos 4.690 mil litros de combustível, sendo gasóleo (2.660) e gasolina (2.030), por contrabando, que tinha como o destino a RDC, onde seria comercializado.
Disse que foram igualmente apreendidas 15 pedras de diamantes, três painéis solares , entre outros meios, no Xá Muteba, Capenda Camulemba, Cambulo e Chitato.
Sem revelar a quantidade de cidadãos envolvidos nos crimes, fez saber que os diamantes serão entregues à ENDIAMA como fiel depositário, ao passo que o combustível será arrolado no processo-crime contra os infractores.
A província da Lunda-Norte partilha com a RDC uma fronteira de cerca de 770 quilómetros de extensão, sendo terrestre (600) e fluvial (170).JVL/HD