Dundo – Quinhentos e 91 cidadãos da República Democratica do Congo (RDC) foram detidos durante uma micro-operação nos postos fronteiriços da Lunda-Norte, por tentativa de entrada ilegal no território nacional.
A informação foi prestada esta quarta-feira, no Dundo, pelo técnico do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do comando provincial da Polícia Nacional, Alexandre Pereira, sublinhando que os imigrantes foram detidos nos postos fronteiriços de Cuango, Caungula, Lóvua, Chitato e Cambulo.
Após as questões administrativas, prosseguiu, os imigrantes acompanhados de 66 crianças, foram repatriados para o país de origem, acrescentando que os imigrantes tencionavam atingir as zonas de exploração de diamantes, com objectivo de realizar garimpo.
Na operação, prosseguiu, foram apreendidos mais de três mil litros de combustível contrabandeado, cujo destino era a RDC.
A operação em curso desde o principio deste ano, visa o combate à imigração ilegal, o tráfico de órgãos e de seres humanos, de diamantes e contrabando de produtos diversos, com destaque para o combustível.QB/HD