Dundo - Trezentas e quarenta e duas (342) pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas no município de Chitato, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), numa micro-operação, em coordenação com a Polícia Nacional.
Segundo o porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, que prestou a informação hoje, terça-feira, à imprensa, os diamantes estavam em posse de três cidadãos angolanos, com idades compreendidas entre os 33 e 37 anos.
Disse que os minerais foram apreendidos no interior de uma residência, onde os cidadãos realizavam a actividade de compra e vende ilegal de diamantes.
Disse que durante a operação foram igualmente apreendidos 150 mil kwanzas, quatro balanças, duas máquina calculadora, entre outros meios.
Realçou que a referida operação, visa o combate aos focos de garimpo de diamantes, imigração ilegal, tráfico de seres e de órgãos, contrabando de combustível, entre outros crimes.
Acrescentou que os cidadãos serão encaminhados ao Ministério Público visando a promoção dos autos para o Juíz de Garantia, enquanto os diamantes serão entregues a titulo de fiel depositário à ENDIAMA EP.
Na mesma operação, prosseguiu, foi desactivada um campo de cultivo de Canabis sativa, vulgo Liamba, de 1 hectar, com cerca de 715 plantas, no município de Cambulo.
Fez saber que os proprietários do campo, colocaram-se em fuga tão logo aperceberam-se da presença das autoridades.
Assegurou que autoridades continuam a investigar o paradeiro dos presumíveis autores, para a consequente detenção e responsabilização criminal.HD