Namacunde - Duzentos e 27 engenhos explosivos não detonados foram, este domingo, destruídos na comuna do Chiedi, município de Namacunde, província do Cunene, pela empresa de desminagem VC Horizonte 21.
Dentre os artefactos destruídos constam duas minas anti-tanque, 27 anti-pessoal, 43 obuses de 60 e 82 milímetros, 17 roquetes RPG-7, duas bombas de aviação, 32 granadas, 18 dilagrama de castores, 14 mil munições de diversos calibres, entre outros.
Falando à imprensa, o administrador da VC Horizonte 21, Cesário Canjulu, disse que os engenhos destruídos foram desactivados em 654 pontos de interesse para recolha de solos, na bacia de Etosha-Okavango, na província.
Afirmou que a desminagem, realizada no período de Dezembro de 2023 a Maio deste ano, permitiu limpar uma área de um milhão, 412 mil e 500 quilómetros no Chiedi e Ruacana.
"Terminada que está a porção oeste da província do Cunene, agora vamos desdobrar as equipas para o lado leste, no Cuando Cubango, depois no Moxico, tudo no âmbito do projecto Etosa-Okavango”, afirmou.PEM/LHE