Dundo - Cento e dose pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidos quarta-feira, nos municípios do Cuango e Lucapa, província da Lunda-Norte, pelos órgãos de defesa e segurança locais, por posse e tráfico ilegal.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, no Dundo, pelo técnico do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Alexandre Pereira, sublinhando que a detenção resultou de uma micro-operação que visa o combate ao garimpo de diamantes e imigração ilegal.
Sem revelar o número de cidadãos detidos na operação , disse que foram também apreendidos cinco mil e trezentos dólares norte-americanos.
Acrescentou que os diamantes e os valores apreendidos serão entregues à Comissão de Arrolamento da “Operação Transparência”.
Na mesma operação, prosseguiu, foram detidos 629 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), por entrada e permanência ilegal no território nacional.
Fez saber que após os actos administrativos , os imigrantes foram repatriados ao país de origem, através dos postos fronteiriços do Cuango, Chitato, Caungula, Lóvua e Cambulo. JVL/HD