Luanda – O presidente do Painel para o Desenvolvimento da Região do Sahel, Mahamadou Issoufou, destacou nesta quinta-feira, em Luanda, a experiência de paz e reconstrução de Angola que pode contribuir para a pacificação de outros países de África.
Mahamadou Issoufou, que deixou hoje Luanda, onde esteve durante três dias, destacou ainda o papel desempenhado pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na busca de consensos e paz.
Na capital angolana, o responsável consultou o Presidente da República, a propósito da missão concertada com a União Africana (UA), CEDEAO e o G5 de Sahel.
Segundo o ex-presidente do Níger, a missão de consultas compreende 18 países da região do Sahel, Sahara e CEDEAO, todos actualmente envolvidos na reconstrução dos seus territórios.
Durante a audiência com João Lourenço, foi feita uma avaliação estratégica e de segurança da União Áfricana, adoptada para o desenvolvimento dos Estados do Sahel e de outras regiões do continente.
Integram a região do Sahel, o Senegal, Burkina Faso, Gâmbia, Mauritânia, Mali, Níger, Argélia, Camarões, Nigéria, Chade, Sudão e Sudão do Sul. ECC/JD/OHA/ADR