Luena - Quinhentas e 58 minas anti-pessoal e 26 anti-tanque foram removidas e detonadas, em 2021, na província do Moxico, pelo Grupo Consultor de Minas (MAG), livrando desses engenhos um milhão 931 mil metros quadrados de terra.
O MAG, que em 2020 limpou um milhão 505 mil metros quadrados de terra, inutizou ainda, no ano passado, 967 bombas de diversos calibres e 15 mil 456 munições de armas ligeiras.
Em declarações à ANGOP, o representante provincial da Agência Nacional de Acção Contra Minas (ANAM) no Moxico, Chile Manuel Chicanha, disse que a limpeza ocorreu nas localidades de Chilanda Viik, Sacassange e Samussole, no município do Moxico (sede).
Cassai Ponte, município de Camanongue e Campo minado do brito (Léua), sinalizou a fonte, enfatizando, porém, que apesar do resultado “positivo”, ainda há 238 áreas por desminar na província do Moxico.
Para além do Grupo Consultor de Minas (MAG), uma organização não-governamental internacional a operar em Angola desde 1994, a província do Moxico conta com três outras operadoras de desminagem, entretanto inoperantes desde 2014, por difuculdades de vária ordem.
Trata-se do Instituto Nacional de desminagem (INAD), da Repartição de Engenharia e Infra-estrutura da Região Militar Leste e da Sétima Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República.