Luena – Um projecto de gestão e destruição de armas de fogo e munições, que visa prevenir o risco de explosões desnecessárias e combate a criminalidade, foi lançado hoje, quarta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, pela MAG (Grupo Consultor de Minas).
O novo serviço da MAG de caracter regional, visa, entre outros objectivos, mitigar a proliferação de armas fora do seu serviço normal, para o mercado ilícito por parte dos marginais.
O projecto empregou 4 mulheres que vão trabalhar na destruição do material bélico, depois de submetidas a uma formação compulsiva de aulas teóricas e práticas, em duas semanas.
O coordenador do departamento de Gestão de Armas e Munições da MAG, Adriano Augusto, disse que a instituição vai trabalhar em parceria com a subcomissão técnica provincial para o desarmamento da população civil para recolher as armas em posse dos cidadãos.
Por sua vez, a formanda Cecília Luciano manifestou-se satisfeita por conseguir o seu primeiro emprego.
Já Albina Miguel sente-se regozijada não só por conseguir emprego, mas por fazer parte de um projecto que vai ajudar o Executivo a combater a delinquência juvenil por via do desarmamento.
A MAG - Grupo Consultor de Minas é uma organização não-governamental internacional a operar em Angola desde 1994, parceira do governo Angolano nas actividades humanitárias de acção contra as minas, educação sobre o risco de minas e gestão e destruição de armas e munições.