Harare (Do enviado especial) - Madagáscar vai assumir a próxima presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na sequência da sua eleição, este sábado, como vice-presidente da organização.
A eleição foi anunciada no termo da 44ª cimeira ordinária da SADC, decorrida em Harare, capital do Zimbabwe, país que recebeu o testemunho de Angola como presidente em exercício do bloco regional.
O Presidente João Lourenço proferiu o discurso principal da 44ª Cimeira Ordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no termo do seu mandato de 12 meses à frente da organização.
A sua intervenção como presidente cessante aconteceu durante a sessão de abertura da reunião, seguindo-se a entrega do distintivo da organização ao seu homólogo do Zimbabwe como novo presidente em exercício.
O programa da cerimónia de abertura contemplou ainda intervenções de outras individualidades como o secretário executivo da SADC, o presidente da Comissão da União Africana e o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).IZ/ART