Luanda - O Chefe de Estado do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, rendeu esta sexta-feira homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do Memorial adjacente à Praça da República.
O Estadista brasileiro, que se fez acompanhar pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e de altos responsáveis do seu Governo, registou, no livro de honra da instituição, a sua admiração pela visão e obra de Agostinho Neto, considerando-o "um notável político, poeta e herói nacional de Angola".
Lula da Silva disse compartilhar com a ideia de Agostinho segundo a qual a liberdade se materializa por meio da justiça social (...)".
O primeiro Presidente de Angola nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, região de Icolo e Bengo, na província de Luanda, e morreu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (ex-URSS), por doença.
Lula da Silva está desde quinta-feira no país para uma visita de Estado, onde permanecerá até domingo (27), dia em que seguirá para São Tomé e Príncipe, para a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Os dois Chefes de Estado reúnem-se hoje no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, seguido da assinatura de acordos.
Na forja, estão 11 acordos de cooperação voltados essencialmente para os domínios da agricultura, da saúde, da educação inclusiva, dos transportes, da criação de pequenas e médias empresas e do processamento, tratamento e transferência de dados da administração pública.
No período da tarde, o Chefe de Estado brasileiro vai à Assembleia Nacional, onde discursará numa sessão solene especial em sua honra.
No início da noite, Lula da Silva e João Lourenço participam na sessão de encerramento do Fórum Económico Angola-Brasil.
A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
No âmbito desse acordo, os dois países desenvolvem a cooperação bilateral nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo então Presidente António Agostinho Neto. DC/AL/ADR