Talatona – A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reconheceu domingo, em Luanda, o contributo prestado pela Igreja Tocoísta na educação para a cidadania e no resgate dos valores éticos, culturais e morais da sociedade.
Luisa Damião, que falava no culto de acção de graças, em alusão ao 106º aniversário do profeta Simão Gonçalves Toco, assinalado a 24 de Fevereiro, exortou a congregação religiosa a continuar a apoiar as acções do Governo angolano enquanto parceiro social e estratégico.
Sublinhou, na ocasião, que, durante vários anos, a Igreja Tocoista tem sido fiel na pacificação dos espíritos, desenvolvendo acções de solidariedade, educação e na saúde com vista a construir uma sociedade próspera.
“A Universidade da Igreja Tocoísta é uma prova viva do seu engajamento na construção de uma sociedade melhor, instruída e educada ”, disse.
Por outro lado, considerou que a maior riqueza de um país não são os recursos minerais, como o petróleo e os diamantes, mas sim jovens instruídos que contribuam para o desenvolvimento da Nação.
Apontou igualmente o papel desenvolvido pela igreja na instrução e no respeito às mulheres que são fundamentais no desenvolvimento da sociedade.
“Não há dúvida que as mulheres são peças fundamentais na nossa sociedade, são poderosas no agir, são promotoras do desenvolvimento e educadoras por excelência”, disse.
Por sua vez, o secretário de Estado do Interior, José Paulino Cunha da Silva, pediu o apoio da igreja na estratégia para a pacificação dos angolanos e no combate à criminalidade.
Já o embaixador da República Democrática do Congo (RDC), Kalala Mayiba Constantin, enalteceu a Igreja Tocoista pelas suas conquistas no domínio social e no resgate dos valores morais e na pacificação dos espíritos em Angola.
Na ocasião o bispo da Igreja Tocoista dom Afonso Nunes exortou os governantes a continuar a envidar esforços na criação de políticas mínimas que visam a estabilidade social e financeira das populações.
O bispo referiu que só através de boas políticas a população viverá em harmonia e tranquilidade socio- económica.
Para o líder espiritual, a estabilidade económica gera progresso que cria o desenvolvimento social e económico.
“Vamos todos neste dia renascer, uma nova mentalidade deve surgir, novas pessoas precisamos ser criadas nesta pátria”, sublinhou.
Apelou para que todos juntos consigam conservar os valores fundamentais que edifiquem a Nação, baseados no espírito de partilha e do amor, de maneira a se edificar uma nova Angola.
Refira-se que várias outras mensagens foram endereçadas por igrejas irmãs e instituições religiosas convidadas, além de figuras estrangeiras que reconheceram o papel da igreja na sua contribuição em diversos domínios da vida social, económica da população e em especial na expansão do ensino e do Evangelho.
O profeta Simão Toco Gonçalves Toco, nasceu a 24 de fevereiro de 1918, na localidade de Sadi Zulumongo (Ntaya, Maquela do Zombo), província do Uíge.GIZ/MAG