Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Luísa Damião apela cidadãos a pautar por condutas legais

     Política              
  • Luanda • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 11h51
Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião
Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião
Joaquian Bento - ANGOP

Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou esta terça-feira, em Luanda, aos angolanos a pautarem por condutas legais, sobretudo deixarem de vandalizar os bens públicos no país, património comum de todos cidadãos.

O apelo foi feito à imprensa no final da mensagem sobre o estado da Nação, proferida pelo Presidente da República, João Lourenço, na abertura da III sessão legislativa da V Legislatura.

Segundo Luísa Damião a Lei Contra os Crimes de Vandalização de Bens Públicos, aprovada na sessão legislativa passada, vai ajudar a minimizar este problema que muito preocupa o Estado angolano e atrapalha o desenvolvimento do país.  

“Nós aprovamos uma lei para fazer face a esta situação, porque se nós somos um país que está a caminhar para o desenvolvimento, não somos nós que devemos destruir aquilo que está a ser construído”, afirmou. 

Para a responsável partidária, é necessário que os cidadãos pautem por uma conduta de paz para incentivar o desenvolvimento sustentável. 

“Angola é um país de paz, que conseguiu construir essa paz, tem estado a consolidar esta paz e é a paz que nos leva ao caminho do desenvolvimento. Eu penso que todos os angolanos devem abraçar esta paz que custou o sangue e o sacrifício de muitos filhos da Angola e devemos todos continuar a consolidá-la", disse.

Luísa Damião referiu que o Executivo, liderado pelo Presidente João Lourenço, continua focado em responder aos anseios e aspirações dos angolanos em ter um país que orgulha Angola os Angolanos. 

Lei contra vandalização dos bens públicos 

De acordo com a Lei, é punido com a pena de prisão de 20 a 25 anos aquele que destruir uma infra-estrutura náutica, ferroviária ou rodoviária pública, navio, automóvel ou comboio, ou que colocar em risco a segurança de um desses meios de transporte público.

Quem com intenção de se apropriar, subtrair para si ou para outrem, bem móvel público ou destinado a serviço de telecomunicações, comunicações, electricidade, hídricos e de saneamento é punido com a pena de prisão de três a sete anos, se o valor do dano for diminuto; sete a dez anos, se for elevado, de dez a 15 anos, se o valor do dano for consideravelmente elevado.

A Lei pune, ainda, com pena de prisão de três a 15 anos quem, com intenção de se apropriar, subtrair para si ou para outrem, coisa móvel pública ou destinada a serviço público. Já aquele que destruir uma infra-estrutura electrónica, de comunicação, eléctrica, hídrica ou de saneamento, é punido com uma pena de 15 a 20 anos.

O diploma, aprovado pela Assembleia Nacional a 19 de Junho, promulgada pelo Presidente da República, e publicada em Diário da República de 29 de Agosto, visa punir os diferentes actos de vandalismo de bens e serviços públicos que têm causado elevados prejuízos ao Estado, colocando em risco a sustentabilidade do investimento público realizado para a satisfação das necessidades colectivas.

O regime jurídico, esclarece o diploma, é dirigido ao combate aos diferentes actos que traduzem a vandalização de bens e serviços públicos, estabelecendo consequências jurídico-criminais suficientemente dissuasoras da prática daqueles actos.

O diploma define como vandalismo toda a acção da qual resulta a remoção, danificação ou destruição voluntária e ilícita de bens públicos, bem como a obstrução ou perturbação propositada do funcionamento de serviços públicos.

A Lei aplica-se aos actos contra a segurança ou a integridade dos bens e serviços públicos ou que afectem a prestação de serviço público, às pessoas singulares ou colectivas que pratiquem os crimes previstos e puníveis no diploma. MEL/VIC



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+