Luanda - Angola acolhe, este domingo, a reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com foco no capital humano e financeiro.
O evento acontece no quadro da 43ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorre a 17 do corrente mês sob o lema: "Capital humano e financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região.
Durante o encontro prevê-se abordar temas relacionados com a situação financeira da organização, adopção de uma estratégia para a apresentação de candidaturas para o provimento de vagas nas mais diversas posições, na União Africana e na ONU.
A agenda inclui ainda a apreciação do balanço do grau de implementação do plano indicativo estratégico de desenvolvimento regional 2022/2023.
Angola vai receber o testemunho para liderar a organização até Agosto de 2024, durante a realização da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, em substituição da República Democrática do Congo (RDC).
Com sede em Gaberone (Botswana), um dos grandes objectivos da SADC é tornar a região industrializada até 2063, tal como consta na Estratégia e Roteiro da organização, aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo, em Abril de 2015, para o período 2015-2063.
Criada em Agosto de 1992, a SADC é integrada por Angola, África do Sul Botswana, Comores, República Democrática do Congo (RDC), Swatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. FMA/VM