Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Luanda acolhe fórum de mulheres na região dos Grandes Lagos

     Política              
  • Luanda • Quinta, 17 Outubro de 2024 | 12h53
Vista parcial da cidade de Luanda
Vista parcial da cidade de Luanda
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - Um fórum regional de alto nível de mulheres do continente africano, focado na crise na região dos Grandes Lagos, com realce para a República Democrática do Congo (RDC) decorre, sexta-feira e sábado, em Luanda, numa iniciativa do Presidente de Angola, João Lourenço.

O evento vai incidir sobre o fortalecimento da participação e liderança das mulheres nos processos de paz e segurança na RDC e na região dos Grandes Lagos.

O fórum, facilitado pela União Africana, através do Gabinete do Enviado Especial para Mulheres, Paz e Segurança, visa promover o diálogo e a colaboração, assim como alcançar uma implementação holística e eficaz da "Agenda Mulheres, Paz e Segurança", integrando as perspectivas de género nas políticas e programas na região.

A União Africana reconhece que a participação e liderança das mulheres devem ser consideradas um elemento primário na busca pela paz e segurança no continente, em reconhecimento à importância das mesmas como parceiras iguais na paz, segurança, governação e desenvolvimento sustentável.

"A participação das mulheres deve aumentar não apenas em número, mas na qualidade das contribuições para a paz e a segurança na região dos Grandes Lagos", defende a União Africana, num comunicado publicado no seu Site, tendo acrescentando que a situação de segurança nos Grandes Lagos teve efeitos devastadores sobre as mulheres e meninas.

Os delegados ao fórum, adianta a União Africana, vão avaliar a contribuição das mulheres para iniciativas de pacificação, identificar lacunas e oportunidades para a sua participação significativa, assim como desenvolver estratégias para melhorar o envolvimento e a sua liderança em iniciativas de paz regionais em andamento, para além de identificar maneiras pelas quais as mulheres podem apoiar o Processo de Paz de Luanda.

Os resultados do fórum vão apontar caminhos para aprimorar uma abordagem sistemática, holística e coesa sobre questões de género em todas as situações de segurança.

A Agenda Mulheres, Paz e Segurança apresenta uma abordagem abrangente para a integração do género na paz e segurança para garantir a participação das mulheres na prevenção e resolução de conflitos e reconstrução pós-conflito.

A enviada especial do presidente da Comissão da União Africana sobre Mulheres, Paz e Segurança, Bineta Diop, citada no site da UA, ressaltou o compromisso da organização continental em garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas e levadas em consideração, na prevenção de conflitos e na construção da paz.

Acrescentou que a “Agenda Mulheres, Paz e Segurança" é uma abordagem de integração de género que visa promover a inclusão das mulheres como participantes activas na manutenção da paz e garantir a sua integração de perspectivas de género na agenda de paz e segurança aos níveis nacional, regional e continental.

O fórum vai reunir delegados de 12 Estados-membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), ministros de género ou seus representantes, membros da Rede de Mulheres Líderes Africanas, da FemWise África, do Conselho Consultivo da "Agenda Mulheres, Paz e Segurança", assim como representantes do Mecanismo Regional de Supervisão da Paz e Segurança e das comunidades da África Oriental e de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O fórum contará, igualmente, com a presença de representantes de agências do sistema das Nações Unidas, chefes de missões diplomáticas, representantes de instituições religiosas, académicos, entre outros.

O Terceiro Fórum Africano de Alto Nível sobre Mulheres, Paz e Segurança (WPS), realizado em Dezembro do ano passado, recomendou uma maior atenção às crises na RDC e na região dos Grandes Lagos, tendo solicitado ao enviado Especial da União Africana para Mulheres, Paz e Segurança que apoiasse iniciativas destinadas à promoção do papel das mulheres nas iniciativas regionais de construção da paz.ART





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+