Luanda - Angola vai acolher, no dia 30 deste mês, a 2.ª reunião ministerial entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda, sob a mediação angolana, no âmbito do Processo de Luanda.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Angola, as partes acordaram realizar a referida reunião, na sequência de consultas efectuadas pela mediação angolana e, em conformidade com as conclusões da 1.ª reunião, realizada em Luanda, a 21 de Março de 2024.
Adianta que a reunião resulta ainda da decisão tomada durante os encontros, em separado, em Fevereiro e Março de 2024, entre o Presidente João Lourenço, campeão da União Africana para Paz e Reconciliação em África e mediador designado, e os homólogos Félix Tshisekedi (RDC) e Paul Kagame (Rwanda).
Roteiro de Luanda
O Roteiro de Luanda é um documento assinado na capital angolana, no dia 06 de Julho de 2022, durante a Cimeira Tripartida da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), entre Angola, Rwanda e RDC, que aponta os caminhos para a pacificação do Leste deste último país.
Assinado por Félix Tshisekedi, Paul Kagame e João Lourenço, o documento recomenda a normalização das relações políticas e diplomáticas entre a RDC e o Rwanda, assim como a cessação imediata das hostilidades. FMA/VIC