Luanda – Um encontro entre o embaixador de Angola na Zâmbia, Albino Malungo, e a comunidade angolana residente na cidade de Livingstone, a 476 quilómetros da capital (Lusaka), vai marcar, quinta-feira, as celebrações do 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, neste país africano.
Segundo uma nota da missão diplomática chegada à ANGOP, Albino Malungo irá falar, entre outros aspectos, sobre a importância desta data que marcou o fim de guerra Angola, com a celebração dos Acordos de Paz do Luena, na província do Moxico, rubricados a 04 de Abril de 2002.
A cidade de Livingstone acolhe mais de seis mil angolanos, é conhecida principalmente pela sua proximidade com as “Cataratas Victória”, uma das maiores quedas de água do mundo, e a sua economia é fortemente sustentada pelo turismo.
O documento refere que a comunidade angolana radicada na região é de opinião que neste dia seja prestada homenagem a todos os angolanos que contribuíram para que as armas se calassem definitivamente no país.
A efeméride assinala 22 anos, desde que a 4 de Abril de 2002 chefias militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) e das ex-forças da UNITA (FALA) rubricaram o Memorando de Entendimento do Luena, complementares aos Acordos de Lusaka, colocando fim a 27 anos de conflito. VC