Roma (Dos enviados especiais) - O Presidente angolano, João Lourenço, foi recebido esta quarta-feira com honras militares pelo Chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, no início da sua visita a Roma, que inclui reuniões com a primeira-ministra, Giorgia Meloni.
Sergio Mattarella recebeu João Lourenço no pátio do palácio do Quirinal, a sede da Presidência, com honras militares e os hinos de ambos os países, com a bandeira de Angola içada.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o Chefe de Estado italiano, após elogiar o desempenho de Angola em prol paz em África, considerou o Presidente João Lourenço um actor importante para a estabilidade no continente africano.
Sergio Mattarella destacou o intercâmbio existente entre os dois países no sector energético e fez votos de que se estenda a outros sectores, entre os quais do ensino superior.
Na ocasião, o Presidente angolano disse que a visita à Itália é uma retribuição a que o Estadista italiano efectuou a Angola em 2019.
"Estamos aqui para selar os laços de amizades e de cooperação com a Itália", disse o Chefe de Estado angolano que esteve ladeado.
João Lourenço expressou o desejo de Angola receber empresários italianos que pretendem investir no mercado nacional.
"Temos as portas abertas para o investimento italiano", sublinhou o Estadista angolano.
Na Itália, onde chegou na tarde de terça-feira (23), o Presidente João Lourenço, tem previsto, ainda hoje, a deposição de uma coroa de flores no "Altar da Pátria", monumento ao soldado desconhecido, ao que se seguirá um encontro com o líder do Senado, Ignacio La Russa.
No princípio da noite, o Chefe de Estado vai à Câmara dos Deputados, onde será recebido pelo presidente do Parlamento, Lorenzo Fontana.
A visita à República Italiana insere-se no quadro da diplomacia económica com o qual o país vem atraindo mais investimentos externos, sendo que a Itália se encaixa como prioridade.
O Chefe de Estado angolano materializa assim o convite formulado pelo Presidente Sergio Mattarella, que esteve em Angola em visita oficial, em Fevereiro de 2019, para o reforço da cooperação bilateral.
Por ocasião daquela visita, as partes assinaram em Luanda um memorando de entendimento entre o Ministério das Finanças angolano e a Casa Depositi e Pretiti.
Angola e Itália também compartilham interesses no sector petrolífero, com a petrolífera ENI desempenhando um papel significativo na economia nacional angolana.
Relações bilaterais
Angola é o terceiro parceiro comercial da África subsaharianola da Itália, depois da África do Sul e da Nigéria.
O Governo italiano considera Angola um país prioritário para a sua estratégia de cooperação na África Subsahariana desde 1989.
Os dois países formalizaram as relações diplomáticas e de cooperação a 4 de Junho de 1976 e no dia 3 Agosto de 1977 assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, bem como o Memorando de Intenções através do qual foi criada a Comissão Mista Angola/Itália.
Ambos os Estados assinaram o primeiro instrumento jurídico denominado Acordo relativo aos Transportes Aéreos a 10 de Abril de 1976. AL/SC/ADR