Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Líderes africanos elogiam contributo financeiro do Gabão 

     Política              
  • Luanda • Quarta, 28 Junho de 2023 | 07h57
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - A contribuição do Gabão, com o valor de USD 500 mil para os esforços de paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC), foi elogiada, terça-feira, em Luanda, pelos Chefes de Estado e de Governo africanos que participaram na Cimeira Quadripartida de quatro órgãos regionais de África.

O elogio consta do comunicado de imprensa de 22 pontos produzido no final da Cimeira que juntou líderes da Comunidade da África Oriental (CAO), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sob a coordenação da União Africana.

Os líderes regionais congratularam-se com a assinatura do acordo de subvenção de USD 2 milhões entre a União Africana e a Comunidade da África Oriental, para facilitar as operações da FR-CAO.

No comunicado final, os participantes no encontro saudaram, igualmente, Angola e o Senegal pelo apoio financeiro de USD 1 milhão, cada um, ao Processo de Nairobi liderado pela Comunidade da África Oriental (CAO). 

Durante a Cimeira de Luanda, foi lançado um apelo aos países membros da União Africana (UA) no sentido de contribuirem, a título voluntário, para os processos de paz em África.

Os líderes reconheceram os esforços das Forças Armadas da RDC (FARDC), FR-CAO e da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) na erradicação das forças negativas que operam na região Leste daquele país.

Neste contexto, os Chefes de Estado e de Governo prestaram homenagem a todos os homens e mulheres que pagaram o derradeiro sacrifício no Leste da RDC e apresentaram condolências às suas famílias e países, desejando um rápido restabelecimento aos feridos.

Manifestaram apreço a Angola por acolher a Primeira Cimeira Quadripartida dos líderes africanos e decidiram institucionalizar o evento como uma Plataforma de harmonização e consultas, aguardando, com expectativa, a realização da 2ª Cimeira Quadripartida.

Os líderes saudaram a proposta do Burundi para albergar o segundo encontro Quadripartido em Bujumbura, em data ainda não anunciada, solicitando, igualmente, a Comissão da União Africana para convocar uma reunião dos Chefes do Estado Maior-General das Forças Armadas do Membros da Quadripartida para coordenar as acções de desdobramento existentes e planeados no Leste da RDC. 

Enfatizaram, também, a necessidade da partilha de informações e de consultas atempadas entre a Comissão da União Africana, as Nações Unidas e os organismos regionais no que se refere aos esforços de restauração da Paz e Estabilidade no Leste da RDC e a na região. 

O encontro inter-regional consta das deliberações da XI Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada a 3 deste mês, em Luanda, numa iniciativa do Chefe de de Estado angolano, João Lourenço, Presidente em Exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes  Lagos.

Participaram  no encontro quadripartido o Presidente da União das Comores e em exercício da União Africana, Azali Assoumani, o Chefe de Estado do Zimbabwe e presidente em exercício do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, Emmerson Mnangagwa, e o Presidente do Gabão, e em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Ali Bongo.

Estiveram também presentes o Presidente do Burundi e da Comunidade da África Oriental (CAO), Evarist Ndayishimiye, o Chefe de Estado da República Democrática do Congo, e presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Félix Tshisekedi, o antigo Presidente do Quénia e facilitador designado da CAO, Uhuru Muigai Kenyatta.

Contou ainda com o  Vice-Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Vincent Biruta, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahammat, o embaixador Parfait Onanga, representante do Secretário-Geral da ONU, bem como o  presidente da Comissão da CEEAC, e os secretários executivos da CIRGL, SADC e da CAO. AFL/VM

 

 





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+