Luanda – O trabalho desenvolvido pela Provedoria de Justiça de Angola foi enaltecido, esta terça-feira (20), em Luanda, pela liderança da Igreja Evangélica Pentecostal Poder de Deus em Angola (IEPPDA) durante uma audiência que lhe foi concedida pela titular da instituição, Florbela Araújo.
Durante o encontro, a vice-presidentes do Grupo de Quadros da IEPPDA, Dorena Madiamba, afirmou que a igreja tem buscado cooperar com instituições públicas, no sentido de resolver questões relacionadas com o registo de menores, falta de casamento civil, problemas de pensões de sobrevivência e a capacitação para a formalização do trabalho informal dos seus membros e outros cidadãos interessados.
Deu a conhecer que a instituição tem acompanhado o trabalho da Provedoria de Justiça, dado o seu impacto na sociedade.
Por este facto, o encontro serviu também para apresentar à Provedora de Justiça algumas preocupações de cidadãos com certos órgãos públicos, que na ocasião receberam a garantia de Florbela Araújo sobre o seu seguimento.
Durante o encontro, os membros da IEPPDA foram também informados sobre os eixos das actividades da instituição, apresentados pela directora das Áreas Especializadas, Ana Mota, que destacou ainda o aumento do número de queixas para mais de sete mil, em 2023.
Por sua vez, a Provedora de Justiça, Florbela Araújo, fez menção às acções mais recentes da instituição, citando os casos de indemnização, como resultado da acção desta entidade independente e defensora dos direitos fundamentais, liberdades e garantias dos cidadãos.
Florbela Araújo apresentou também os próximos desafios da instituição e experiências internacionais, destacando o dever de cooperação de algumas entidades que contribuem na resolução de queixas apresentadas pelos cidadãos.
Salientou o facto de instituição ser o Mediador, por excelência, dos conflitos entre o cidadão e a administração pública.
Liderada pelo profeta Mieze António, a Igreja Evangélica Pentecostal Poder de Deus em Angola tem na sua constituição, entre outras áreas, o Grupo de Quadro, que actua no estabelecimento de parcerias com as instituições ou entidades públicas, privadas e junto das comunidades. SC