Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Líder cubano apela ao G-77+China para intensificar luta pelo desenvolvimento

     Política              
  • Luanda • Sexta, 15 Setembro de 2023 | 21h38
Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, discursa na abertura da Cimeira G77+China
Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, discursa na abertura da Cimeira G77+China
Manuel Zamba-ANGOP

Havana (Dos enviados especiais)- O Presidente de Cuba,  Miguel Díaz-Canel Bermúdez, exortou, esta sexta-feira, em Havana, os países do Grupo G-77+China a intensificarem a luta pelos seus direitos, para alcançarem o desenvolvimento sustentável.

“Só assim estaremos em condições de ocupar o nosso lugar de direito neste mundo”, afirmou o stadista cubano, no discurso de abertura da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, que congrega 134 estados, entre os quais Angola, representada no fórum pelo  Presidente da República, João Lourenço.

O Chefe de Estado cubano considerou que a mudança do cenário  mundial actual exige a construção de um mundo mais justo, verdadeiramente democrático e inclusivo, que privilegie a solidariedade e a cooperação internacional.

Miguel Díaz-Canel Bermúdez defendeu a mobilização de recursos necessários para apoiar os esforços dos países na consecução do seu desenvolvimento, restringido por séculos de exploração colonialismo e pilhagem.

“Mudar o cenário que vivemos exige a construção de um mundo mais justo, verdadeiramente democrático e inclusivo, que privilegie a solidariedade e a cooperação internacional”, exprimiu.

Para o Estadista cubano,  é necessário quebrar as actuais barreiras internacionais que têm dificultado o acesso ao conhecimento por parte dos países em desenvolvimento e a utilização de factores determinantes para o progresso económico e social.

De acordo com Miguel Díaz-Canel Bermúdez,  a cimeira da organização ocorre num momento em que a humanidade atingiu um potencial técnico-científico inimaginável, com uma extraordinária capacidade de gerar riqueza e bem-estar, em condições de maior igualdade, equidade e justiça .

Miguel Díaz-Canel referiu-se também à injusta ordem económica internacional e à arquitectura financeira global anti-democrática em vigor, bem como aos efeitos adversos das alterações climáticas e da degradação ambiental.

Lamentou ainda o facto de persistirem tensões e conflitos geopolíticos, insegurança alimentar e energética, volatilidade dos mercados e exclusão digital.

No meio deste cenário internacional complexo, acrescentou, os países em desenvolvimento continuam a esforçar-se para fazer avançar as suas prioridades de desenvolvimento nacional.

Neste sentido, o Presidente cubano considerou a ciência, tecnologia e inovação ferramentas essenciais para acelerar o ritmo da diversificação e transformação económica e aumentar a produtividade e a competitividade, para facilitar a plena integração dos países em desenvolvimento na economia global.

Após a cerimónia oficial de abertura do evento, que tem como foco o combate à pobreza nos países em desenvolvimento, vários Chefes de Estado ou seus representantes discursaram no debate geral, onde apresentaram pontos de vista sobre o desenvolvimento sustentável mundial.

O Presidente angolano foi o terceiro orador do debate geral, tendo defendido o acesso dos G77+China ao financiamento de longo prazo em condições favoráveis de reembolso, para que possam investir nas principais infra-estruturas, com ao seu desenvolvimento.

O programa de sábado prevê intervenções do Chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, do ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo, Jean-Claude Gakosso, do ministro das Relações Exteriores do Zimbabwe, Frederick Shava, e de representações de  organismos internacionais.

A Cimeira, que encerra sábado, conta com a presença de mais de 100 Chefes de Estado e de Governo do grupo e tem como tema "Desafios actuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação", com sessões de trabalho distribuídas por dois dias.

Cuba preside, pela primeira vez, o grupo G77. AFL/VM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

Angola regista 144 novos casos de cólera

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 07h20

Cimeira da União Africana termina este domingo

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 01h29

Morreu o ex-presidente do FC Porto

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 23h57

SIC destrói dois hectares de cannabis no Zaire

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 23h31

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+