Beirute – O ministro dos Negócios Estrangeiros do Líbano, Abdallah Bou Habib, realçou hoje, quarta-feira, o papel que o Executivo angolano tem desempenhado, na busca e manutenção da paz no continente africano e na região austral, em particular.
Durante uma audiência ao embaixador de Angola no Líbano, Nelson Cosme, em Beirute, o chefe da diplomacia libanesa sublinhou que “quando se fala de manutenção de paz em África”, principalmente na região da SADC, Angola “é uma referência incontornável”, pelo que felicitou a acção do Executivo angolano neste domínio.
No decurso da audiência, estiveram igualmente em abordagem as melhores formas para aumentar as trocas comerciais entre os dois países, devido aos fracos níveis actuais, e como estabelecer consultas políticas e diplomáticas bilaterais, quer ao nível ministerial, quanto ao nível de embaixadores.
Acto contínuo, foi abordado o tratamento dos seis propostos de acordos de cooperação bilateral, designadamente, o Acordo nos domínios Económico, Científico e Cultural, Memorando de Entendimento sobre Mecanismos de Consultas Políticas, Acordo sobre Isenção de vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Especiais.
Incluiu ainda o Acordo sobre o estabelecimento da Comissão Bilateral, propostos por Angola, os acordos relativos ao encorajamento, promoção e protecção de investimentos recíprocos, e de Aviação Civil e Serviços Aéreos, sugeridos pela República do Líbano.
Relativamente ao Acordo sobre Consultas Políticas, o ministro Abdallah Bou Habib reiterou que já teve aprovação. Sobre as outras três propostas de Angola, deu instruções para que sejam “rapidamente” finalizados.
Por outro lado, o ministro Abdallah Bou Habib anunciou um convite, a ser brevemente formalizado pelos canais diplomáticos, ao seu homólogo angolano, Téte António, para efectuar uma visita oficial ao Líbano, ainda este ano, a fim de estabelecer consultas políticas ao nível apropriado e reforçar a cooperação bilateral.
Considerou que Angola é uma prioridade do Líbano na sua relação com África, devido à elevada presença de cidadãos libaneses no país, acima de quatro mil, e a participação destes na economia nacional.
A audiência ao embaixador Nelson Cosme, que se encontra em Beirute desde terça-feira, a convite das autoridades locais, foi testemunhada pelos embaixadores Rodrigue el Khourij e Hadi Jaber, respectivamente, directores para África, e para os Assuntos Económicosdo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Líbano.
A agenda do diplomata angolano, com residência no Cairo, reserva ainda encontros com entidades privadas e empresariais. ART