Saurimo – O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, afirmou esta terça-feira, em Saurimo, que o legado de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, continua a guiar o país para o desenvolvimento socioeconómico, para unidade e reconciliação nacional.
Em declarações à imprensa, no final da cerimónia de deposição de coroas de flores no busto de Agostinho Neto, afirmou que o Estado angolano continua a honrar a memória de Agostinho, cumprindo com a sua palavra de " O “mais importante é resolver os problemas do povo”.
Segundo Daniel Neto, a implementação de políticas públicas que visam o desenvolvimento socioeconómico do país, combate às assimetrias, com realce para a construção de estradas, infraestruturas escolares, sanitárias, energéticas, entre outras, reflectem o cumprimento cabal da palavra de ordem de Agostinho Neto.
Sublinhou que Agostinho Neto representa para o povo angolano, a vitória, carisma e o seu envolvimento directo na luta de libertação nacional e afirmação do país, deve continuar a unir os angolanos rumo ao desenvolvimento.
Por outro lado, apelou a preservação da paz, da independência e dos bens públicos colocados à disposição da população.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 - há 102 anos - na aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda. Morreu, por doença, em Moscovo, a 10 de Setembro de 1979.
Assumiu a direcção do MPLA do qual já era presidente honorário desde 1960, e proclamou a Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975, tornando-se, por conseguinte, no mais alto mandatário da nação.EM/JW/HD