Luanda - O acesso ao provedor de Justiça tornou-se mais facilitado com o lançamento, terça-feira, do projecto “Audiências Virtuais", numa parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que contou com o apoio dos Estados Unidos da América.
Durante o lançamento, a provedora de Justiça, Florbela Araújo, considerou o projecto um marco na luta pela defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, destacando que se insere no âmbito da expansão dos serviços da Provedoria a todas as províncias do país.
Referiu que o projeto terá como resultados o reforço da modernização administrativa, a interligação tecnológica da instituição, a redução da burocracia e o tempo de espera dos cidadãos em relação aos processos.
“Este projecto é uma demonstração clara de como a colaboração entre as instituições nacionais e internacionais podem gerar soluções práticas e eficazes, para os desafios que a humanidade enfrenta”, salientou.
Na sua intervenção, a chefe de missão interina da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Mary Emma Arnold, sublinhou que um dos pilares centrais da relação bilateral com Angola é o apoio as iniciativas de boa governação para criar uma sociedade mais democrática e inclusiva.
"O Projecto é uma continuação dos nossos esforços mais amplos de boa governação, que foi possível através do nosso Fundo Regional para a Democracia em África”, referiu.
Para a representante residente do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) em Angola, Denise António, a iniciativa visa garantir que todos os cidadãos angolanos tenham igual acesso a esses serviços que servem de mecanismo de gestão de queixas em tempo útil.
Ainda sobre o projecto, revelou que irá criar maior aproximação com os cidadãos, fomentar a inclusão e fazer valer o princípio de “não deixar ninguém para atrás”.
Na ocasião, o provedor de Justiça Adjunto, Aguinaldo Cristóvão, e a chefe de Governação do PNUD, Ikena Carreira, passaram em revista os objectivos do projecto, as metas operacionais, o apoio e formação, as províncias alvo e os resultados esperados.
Outro aspecto do projecto incide sobre a melhoria da eficácia e acessibilidade dos serviços públicos, através da transformação digital.FMA/ART