Luanda - O prémio Personalidade Política do Ano foi lançado, oficialmente, esta sexta-feira, em Luanda, tendo em vista a promoção e o reconhecimento do desempenho de servidores públicos a nível nacional.
Apresentado em conferência de imprensa pelo seu porta-voz, Francisco Matete, o prémio é uma iniciativa de natureza social, da agência “Skylight Comunicação e Eventos”, que contempla cinco categorias gerais e uma especial, nomeadamente governador provincial, administrador municipal, deputado, ministro, político revelação e personalidade política do ano.
Os critérios de selecção assentam, em certa medida, na avaliação da prestação do trabalho desenvolvido em representação dos interesses das populações, bem como na trajectória e reputação do concorrente, devendo o processo de votação obedecer a duas etapas distintas.
Numa primeira fase, será seleccionado pelos membros do júri o “top 5”, com um concorrente em cada categoria, e na segunda a votação é aberta ao público, pela internet, através do site (www.personalidadepolitica.ao) e nas redes.
A premiação consiste na entrega de troféus e certificados, pelo que é vedado prémio em dinheiro.
O júri é formado, além de especialistas da organização, por profissionais de diferentes áreas que acompanham as actividades inerentes às categorias dos concorrentes, como membros da comunicação social, de organizações sociais, analistas políticos, economistas e outros.
O processo de selecção e votação para esta primeira edição vai decorrer de 20 de Outubro a 20 de Novembro, ao passo que a gala de premiação está prevista para o dia 04 de Dezembro.
Segundo o porta-voz do prémio, a iniciativa visa igualmente estimular a sociedade a participar da vida política, acompanhar e analisar o desempenho individual dos seus representantes de forma activa. VC