Huambo – O secretário da JURA na província do Huambo, Florindo Sokila, apelou hoje à juventude a conhecer mais sobre vida e obra dos nacionalistas angolanos, enquanto referências patrióticas na luta de libertação nacional.
O responsável da organização juvenil do partido político UNITA fez este pronunciamento durante um workshop dirigido aos membros da sociedade civil, onde reconheceu o sacrifício abnegado dos nacionalistas, que culminou com a proclamação da Independência Nacional em 1975.
Florindo Sokila disse ser importante que os jovens tenham as melhores referências possíveis para lhes servir de guia nos esforços diários pela defesa dos ideais e interesses do povo angolano.
Para tal, disse ser importante que a nova geração saiba mais sobre os esforços e feitos alcançados nas lutas clandestinas contra o colonialismo português, para que se chegasse até a proclamação da Independência Nacional.
A 4 de Fevereiro de 1961, um grupo de homens determinados desencadeou um ataque conjunto em Luanda, com o objectivo de libertar os presos políticos que se encontravam nas cadeias, numa bravura que culminou com a conquista da liberdade do povo angolano.
A UNITA foi fundada a 13 de Março de 1966, na localidade de Muangai, província do Moxico. ZZN/JSV/ALH