Menongue - O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, solicitou, esta terça-feira, maior adesão dos cidadãos aos postos de registo eleitoral oficioso criados, no âmbito do processo de preparação das próximas eleições gerais, previstas para 2022.
Em declarações à imprensa, depois de ter actualizado o seu registo, o governador considerou importante a adesão dos cidadãos para a tarefa que considerou de cidadania.
Quanto às reclamações relativas à existência de poucos balcões, disse que a situação será resolvida até Dezembro, com a criação de 30 novos postos nos nove municípios da província.
O director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Nelson Armando Mabaia, referiu que tem havido afluência de munícipes no Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) e que o atendimento tem sido satisfatório.
O responsável anunciou que na segunda quinzena deste mês o processo deverá arrancar nos restantes sete municípios.
Confirmou, numa altura em que o BUAP está a ser implementado em Menongue e no Cuchi, o início do registo nas três comunas da capital do Cuando Cubango (Menongue) e na comuna do Cutato (Cuchi).
No Cuando Cubango estão previstos 90 operadores, dentre os quais brigadistas, que já trabalharam em outros processos e funcionários da administração local do Estado.
Os brigadistas irão trabalhar de forma fixa e móvel, dependendo do número de cidadãos a atender, bem como de eventuais circunscrições territoriais que tenham a necessidade de reforço de pessoal técnico.