Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Juíza Vitória Izata aborda papel do TC nas eleições de 2022

     Política              
  • Luanda • Sexta, 10 Fevereiro de 2023 | 17h29
Juíza Conselheira Vice-Presidente do Tribunal Constitucional, Victoria Izata.
Juíza Conselheira Vice-Presidente do Tribunal Constitucional, Victoria Izata.
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda – O Tribunal Constitucional pautou pela transparência, inclusão e integridade durante o processo eleitoral de 2022, disse quinta-feira, na cidade de Kinshasa, República Democrática do Congo, a juíza conselheira Vitória da Silva Izata.

A vice-presidente do Tribunal Constitucional falou durante a 15ª sessão do Bureau Executivo da Conferência das Jurisdições Constitucionais Africanas (CJCA), que termina nesta sexta-feira (dia 10).

Segundo Vitória Izata, este tribunal pautou igualmente por espírito pedagógico para com os diferentes intervenientes do processo eleitoral.

Aos presidentes e representantes das jurisdições constitucionais dos países africanos, a juíza disse que o processo eleitoral foi um êxito e uma enorme celebração da democracia angolana.

Na ocasião, o presidente do Tribunal Constitucional do Congo Democrático, Dieudonné Kamuleta Badibanga, na qualidade de vice-presidente do Gabinete Executivo do CJCA, insistiu na importância da justiça que favorece a solidariedade, a partilha de experiência e a adaptação dos tribunais africanos aos direitos internacionais.

Por seu turno, o presidente do Gabinete Executivo do CJCA e Presidente do Tribunal Constitucional dos Marrocos, Said Ihral, ​​falou de quatro eixos, nomeadamente o mérito das leis que incentivam a adesão ao CJCA, a necessidade de trabalhar pela mobilidade das competências, pelo lucro dos organismos e pelo uso sensato da jurisprudência.

Durante os trabalhos, foi aprovado o programa de actividades da CJCA para o presente ano e ficou acordada a realização, no mês de Setembro de 2024, na cidade de Victoria Falls (Zimbabué), do 7º Congresso da organização.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

CIVICOP entrega restos mortais de generais da UNITA

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 15h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+