Luanda - A Comissária da União Africana (UA) para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul, Josefa Sacko, destacou esta sexta-feira, em Luanda, a importância do fórum de alto nível das mulheres da região dos Grandes Lagos, no âmbito da transformação socioeconómica do continente.
Falando à ANGOP, Josefa Sacko disse que o fórum trata de uma região rica em recursos naturais, que devido a insegurança não conseguem avançar com os programas e melhorar as condições de vida dos cidadãos.
Explicou que o evento é um contributo para que se ponha fim à violação de mulheres e crianças nessas zonas em conflito na região.
Salientou que pretenderem com este fórum é transmitir a necessidade de inclusão das mulheres e de outras forças, para contribuírem no processo de paz na região.
“Ele tem como objectivo fazer com que as mulheres participantes ao sair daqui trabalhem para a sensibilização das suas autoridades no sentido de adoptarem medidas para o alcance efectivo da paz na região”, disse.
Referiu ainda que as mulheres têm mobilizado esforço diante das suas antigas Presidentes, no sentido de fazerem advocacia sobre a gravidade da questão, bem como apoiar a população vulnerável no acesso à saúde, educação e alimentação.
Durante dois dias, as mulheres vão falar, entre outros assuntos, sobre "A situação humanitária e de segurança no Leste da RDC e na região", "O impacto económico do conflito sobre as mulheres na região", "Mecanismos para a erradicação da violência baseada no género em contexto de conflito" e "Reforçar a consolidação da paz transfronteiriça e a formação de coligações de mulheres". SJ/SC