Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Jornal Gulf Times do Qatar publica suplemento sobre Angola

     Política              
  • Luanda • Terça, 19 Novembro de 2024 | 14h25
Jornal Gulf Times do Qatar retrata desenvolvimento de Angola
Jornal Gulf Times do Qatar retrata desenvolvimento de Angola
DR

Luanda – O jornal Gulf Times, do Qatar, dedicou, segunda-feira, um suplemento a Angola, em que retrata o desenvolvimento do país, ao longo dos 49 anos da sua independência, nos domínios politico-diplomático, económico, legislativo, turístico, desportivo e cultural.

Baseado em matérias publicadas numa revista de 28 páginas, editada em inglês pela Embaixada de Angola no Qatar, o suplemento também aborda a cooperação entre os dois países, que tem evoluído de forma significativa, nos últimos anos, com incidência no sector de petróleo e gás.

“No quadro da sua estratégia de captar investimentos privados estrangeiros, Angola considera o Qatar como um grande parceiro económico no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), devido ao seu alto nível de desenvolvimento e grande capacidade de transformar os rendimentos do petróleo e do gás em motor de desenvolvimento da sua economia”, lê-se na publicação.

No domínio legislativo, é destacada a aprovação de leis de grande impacto na vida das pessoas, de apoio ao investimento e sua segurança, como as de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo, da alteração do Código do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho e do Código Geral Tributário, assim como a da Segurança Nacional.

Outras leis realçadas são de Anti-dopagem no Desporto, sobre a Proibição da Actividade de Mineração de Criptomoedas e Outros Activos Virtuais, a que altera a Lei que aprova o Código Penal Angolano, dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos e a da Divisão Político-Administrativa, que eleva de 18 para 21 as províncias do país.

O suplemento também aflora os eixos do desenvolvimento económico de Angola, desde a sua independência da então antiga potência colonial portuguesa, a 11 de Novembro de 1975, frisando que o Governo angolano desenvolveu acções conducentes à reestruturação da economia nacional e ao aumento da produção.

“O objectivo é consolidar as bases para que o país seja auto-suficiente do ponto de vista alimentar, sobretudo em relação aos produtos de amplo consumo interno e para exportação, para deixar de depender apenas da exploração e exportação de petróleo, e, assim, fomentar a diversificação e a promoção da economia não-petrolífera”, sublinha o suplemento.

No plano politico-diplomático, salienta que em linha com os princípios da coexistência pacífica e do diálogo intercultural, Angola tem reforçado o seu compromisso com a promoção da segurança internacional, advogando um papel mais activo das Nações Unidas na busca de soluções pacíficas e duradouras para os conflitos regionais, com base no respeito ao direito internacional e à auto-determinação dos povos.

Acrescenta que, ante este cenário, o Governo angolano vem insistindo na necessidade urgente da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e das instituições financeiras internacionais para dar voz aos países do Sul global.

Relativamente ao turismo e cultura, ressalta que o Executivo angolano definiu um novo quadro para o investimento directo estrangeiro, destacando-se o Regime de Isenção e Simplificação dos Actos Administrativos para a Concessão de Vistos de Turismo a cidadãos de vários países e outras medidas tomadas na esfera da Nova Lei do Investimento Privado.

No capítulo desportivo, a publicação indica que o desporto tem acompanhado as peugadas de desenvolvimento de outros sectores da sociedade, com registo de conquistas assinaláveis na arena internacional, fruto de políticas assertivas do Executivo que tem a prática do desporto não só como uma componente competitiva, mas também olhando para os benefícios para a saúde das pessoas.ART

 

 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

MPLA quer estruturas dinâmicas

 Sexta, 20 Dezembro de 2024 | 15h43

Jornalismo ajuda a melhorar a governação

 Sexta, 20 Dezembro de 2024 | 15h28

Ex-chefe do FMI condenado a 4 anos de prisão em Espanha

 Sexta, 20 Dezembro de 2024 | 15h19

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+