Luanda - O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, poderá visitar Angola nas próximas semanas, no quadro de uma visita a África, segundo a agência de notícias britânica Reuters.
A acontecer, será a primeira visita de Biden a África desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos da América, em 2021, e a primeira de um Presidente estadunidense a Angola.
Em Novembro do ano passado, Biden recebeu o Presidente da República, João Lourenço, na Casa Branca e prometeu visitar o país africano. “Já lá estive e irei voltar”, disse na altura.
A Reuters menciona que a administração Biden está empenhada em responder à forte aposta da China em África, que tem realizado grandes investimentos como a construção de barragens, centrais elétricas e caminhos-de-ferro.
O Governo americano tem promovido fortemente a construção de uma ligação ferroviária entre a República Democrática do Congo, país com amplos recursos, à cidade de Lobito, no centro de Angola.
Biden, que vai efectuar um périplo em África, prometeu que ia visitar o continente no próximo mês de Fevereiro caso vencesse as eleições, mas a desistência e entrega do testemunho a Kamala Harris vieram impossibilitar este cenário.ART