Luanda - O Presidente norte-americano, Joe Biden, aventou esta quinta-feira, em Washington DC, a possibilidade de reunir-se com o seu homólogo angolano, João Lourenço.
Segundo Biden, que respondia a uma pergunta da correspondente da Televisão Pública de Angola, ainda não sabe quando esse encontro poderá ser efectivado.
"Não sei quando, mas tenho certeza de que o encontrarei", respondeu.
Quando interpelado sobre uma mensagem ao povo de Angola a propósito do 48º aniversário da Independência Nacional, que se assinala no dia 11, o Presidente disse que os angolanos "devem estar muito orgulhosos".
"Muito, muito orgulhosos. E vão construir uma Angola que se tornará um dos líderes em África na economia. Precisamos acelerar a economia", concluiu Presidente norte-americano.
Angola e os EUA assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, finanças, energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Angola exporta para os Estados Unidos petróleo e diamantes e compra a este país alimentos, equipamentos para o sector petrolífero e maquinaria diversa.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo. VIC