Namibe – O Presidente da República, João Lourenço, testemunhou a introdução de algumas espécies animais, com destaque para 13 girafas, no Parque Nacional do Iona, para o seu repovoamento.
O acto, ocorrido próximo da foz do rio Cunene, faz parte da cerimónia de inauguração de 26 infra-estruturas de apoio à gestão do Parque.
Em Julho do ano passado, o Parque do Iona foi repovoado com 14 girafas, sendo que três não resistiram ao clima e, este ano, com mais outras 14, no mês em curso, provenientes da vizinha Namíbia.
O próximo repovoamento será de rinocerontes, prevendo-se também camelos.
Actualmente, o Parque Nacional do Iona está em processo de reabilitação, para se dotar de infra-estruturas modernas, aptas a oferecer melhores condições de acomodação aos seus utentes, em particular os visitantes.
As obras de restauro visam igualmente garantir uma maior conservação da biodiversidade e o fomento do turismo, no país, a partir do maior parque transfronteiriço de Angola, numa área de cerca de 15 mil quilómetros quadrados.
Segundo os gestores do projecto, está já concluída a primeira fase de reabilitação do PNI, que passa a contar com novas instalações para a sede da sua administração, uma infra-estrutura de apoio operacional construída de raiz.
Neste momento, o Chefe de Estado, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, efectua uma visita ao Parque. MS/ART