Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, este sábado, solidariedade para com o povo marroquino, pelo sismo que causou mais de 600 mortos, centenas de feridos e uma enorme devastação.
Numa mensagem enviada ao Rei Mohamed VI, o estadista angolano manifesta a "mais profunda" consternação pela tragédia, em consequência do terramoto registado em várias regiões do Reino de Marrocos.
“Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, diante deste infausto acontecimento, apresento a Vossa Majestade e às famílias das vitimadas as nossas condolências e solidariedade, neste momento doloroso para o povo marroquino”, lê-se na mensagem a que a ANGOP teve acesso.
O Ministério do Interior de Marrocos informou, em comunicado, que até às 02h00 (mesma hora em Angola) deste sábado, foram registadas mortes nas províncias e prefeituras de Al Haouz, Marraquexe, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a actividade sísmica em todo o mundo, o abalo ocorreu às 23h11 de sexta-feira.
O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe.
O terramoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilómetros. VM