Adis Abeba (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manifestou-se, este sábado, em Adis Abeba, confiante no empenho e dedicação do novo presidente em exercício da União Africana (UA), Mohamed Al-Ghazouani, às “grandes causas de África”.
João Lourenço discursava no primeiro dia da 37.ª cimeira ordinária da UA, que marcou a passagem de testemunho do presidente em exercício cessante, Azali Assoumani, da União das Comores, para o Chefe de Estado da Mauritânia como novo presidente da organização, concomitantemente da Mesa da Assembleia da UA.
Na mesma ocasião, Angola assumiu as funções de primeiro vice-presidente da Mesa da Assembleia da UA para um mandato de um ano que servirá para preparar a sua candidatura à presidência da UA para 2025.
Na sua intervenção, o Presidente angolano declarou-se convencido de que a UA vai beneficiar, no decurso do mandato de Al-Ghazouani, do seu “dinamismo e dedicação às grandes causas de África, do desenvolvimento e da consolidação da democracia, da paz e da segurança do nosso continente”.
Desejando-lhe bom trabalho e “muito sucesso”, João Lourenço disse colocar-se à disposição, enquanto Presidente da República de Angola e primeiro-vice presidente da Mesa da Assembleia da UA, para contribuir para o bom desempenho e o êxito da sua missão.
Ao mesmo tempo,felicitou o presidente cessante “pela forma assertiva e empenhada como dirigiu a UA num período crítico e recheado de incertezas” decorrentes das crises de segurança que o mundo está viver
Disse estar convencido que o trabalho desenvolvido, durante o ano de 2023, será crucial para que possamos dar passos importantes rumo ao crescimento da nossa organização e ao desenvolvimento do continente africano.
IZ/ADR