Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, reuniu-se, esta terça-feira, em Luanda, com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, com quem analisou assuntos de interesse dos dois países.
No final do encontro, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, não houve declarações à imprensa.
O estadista são-tomense, que se encontra no país em visita privada, é o actual Presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste.
Carlos Manuel Vila Nova efectuou, em Maio de 2022, uma visita oficial a Angola, para o reforço da cooperação bilateral.
Cooperação bilateral
Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, e da Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980. Esta Comissão Mista realizou a sua sexta e última sessão, em Luanda, em Novembro de 2007.
Em 1995, rubricaram um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre ambos os Estados.
Em 2019 foram identificadas áreas para uma nova estratégia de cooperação, entre as quais o turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore.
Os dois países rubricaram, em 2020, o Acordo sobre Isenção de Vistos nos Passaportes Diplomáticos, de Serviço, Especiais e Ordinários que serviu de alavanca para o estreitamento das relações de amizade e cooperação.
Membros da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Angola e São Tomé e Príncipe mantêm excelentes relações políticas, diplomáticas, de cooperação e amizade.DC/ART