Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao país este domingo, proveniente de São Tomé e Príncipe, onde participou na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", acompanhado da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa e de membros do Executivo.
Durante a Cimeira, Angola possou a presidência rotativa da organização a São Tomé e Príncipe, que assume os destinos da CPLP até 2025.
Na cerimónia de abertura da cúpula, João Lourenço defendeu uma cooperação mais dinâmica entre os Estados-membros e reafirmou a necessidade de tornar a organização cada vez mais actuante.
Pelo desempenho na projecção internacional da CPLP, o Estadista angolano foi agraciado, durante a Cimeira, com o "Prémio José Aparecido de Oliveira”, no valor de 30 mil euros.
Na ocasião, o Presidente da República anunciou a doação do prémio à Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (JUCARENTE), uma instituição de solidariedade social angolana que actua nos municípios de Cacuaco, Belas e Quissama.
No debate político "Juventude e Sustentabilidade na CPLP", João Lourenço reafirmou o papel preponderante dos jovens no progresso dos Estados-membros e no crescimento da organização.
A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo é o órgão máximo da CPLP. Tem como competências definir e orientar a política geral e as estratégias da organização.
Integram a organização, fundada a 17 de Julho de 1996, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. AL/ADR