Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

João Lourenço realça transformações promovidas pelo MPLA

     Política              
  • Luanda • Segunda, 16 Dezembro de 2024 | 11h14
Presidente do MPLA, João Lourenço
Presidente do MPLA, João Lourenço
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou, esta segunda-feira, em Luanda, que o seu partido tem sido o garante das transformações do país, como o fim do sistema de partido único, a abertura à democracia multipartidária e à economia de mercado.

O líder partidário discursava na abertura do VIII Congresso Extraordinário do MPLA que, até terça-feira, vai discutir os ajustamentos ao estatuto do partido e à tese sobre os 50 anos de Independência Nacional, a  assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.

No plano de desenvolvimento, o também Presidente da República referiu que com o MPLA à frente dos destinos da nação Angola conhece um grande programa de reconstrução nacional e construção de novas infra-estruturas, como portos, aeroportos, estradas, barragens hidro-eléctricas e parques fotovoltaicos de energia solar.

Apontou ainda a construção de linhas de transmissão, estações de captação e adução de água, estabelecimentos escolares e hospitalares em todo o país e de todos os níveis.

Fez igualmente menção ao trabalho para acabar com o “calvário das populações da Huíla, do Cunene e do Namibe devido aos efeitos da seca severa e cíclica” que vem há anos assolando aquela região.

Neste particular, explicou que está em vias de terminar a construção das barragens e canais de água, no quadro do amplo Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA).

João Lourenço fez igualmente referência ao programa de combate à corrupção e à impunidade, à criação de um bom ambiente de negócios, à diversificação da economia, ao aumento da produção interna de bens e serviços, à atraccão do investimento directo estrangeiro em vários sectores da economia e ao  fomento do turismo.

“Com o MPLA, o país está cada vez mais aberto ao mundo, com uma diplomacia pujante, com maior credibilidade junto das instituições financeiras e de crédito internacionais”, realçou.

Como exemplo, referiu a recente visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ao país, “o que nos deixa a todos muito orgulhosos pelo que isso significa para a imagem de Angola e as perspectivas de atracção de investimento privado estrangeiro e a possibilidade de os empresários angolanos investirem no mercado americano”.

Falou sobre o engajamento e financiamento americano no Corredor do Lobito, uma infra-estrutura mais segura, rápida e barata de transporte, logística e do comércio mundial, que vai contribuir para a segurança alimentar, a transição e segurança energética mundial e, consequentemente, para o combate às alterações climáticas e suas consequências.

Pelo descrito, o Presidente do MPLA concluiu que no quadro da democracia multipartidária, onde outros partidos políticos e a sociedade civil têm o seu espaço, não restam dúvidas de que o MPLA tem um papel acrescido no âmbito das responsabilidades para com a nação.

“Perante este facto, devemos primar pela necessidade do reforço da organização e unidade interna, assim como por uma maior inserção do nosso partido na sociedade angolana”, apelou.

Papel de destaque no alcance da independência

João Lourenço frisou que o MPLA tem um grande percurso de lutas e de vitórias, que remontam à luta clandestina nas cidades e vilas, mobilizando os angolanos para a luta contra o regime colonial português.

Recuando do tempo, lembrou que a intransigência do ocupante em não aceitar conceder pacificamente a autodeterminação dos povos então oprimidos levou o MPLA a organizar e dirigir a luta de guerrilha nas diferentes regiões que, conjugada com a luta dos povos irmãos da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de Moçambique e das forças antifascistas portuguesas, culminou com a queda do regime colonial fascista aos 25 de Abril de 1974, em Portugal.

Acto contínuo, tendo sido o MPLA a dispor de um programa de luta unificador e com abrangência verdadeiramente nacional, que teve a capacidade de mobilizar compatriotas de todas as origens, de Cabinda ao Cunene, do litoral ao leste, camponeses, operários e intelectuais à volta de uma mesma causa - a da libertação nacional, coube-lhe a responsabilidade de proclamar a Independência Nacional, na voz do Presidente António Agostinho Neto, aos 11 de Novembro de 1975.

Fazendo alusão ao período que se seguiu à independência, afirmou que com o MPLA  no poder o país soube manter a soberania nacional frente às investidas dos invasores externos, que acabariam por ser definitivamente derrotados na histórica batalha do Cuito Cuanavale, a 23 de Março de 1988, abrindo caminho para a proclamação da independência da Namíbia e a queda do regime do Apartheid e a consequente implantação de um sistema de democracia multipartidária na África do Sul.

Destacou que foi sob a direcção do MPLA que se operaram importantes reformas políticas, como o fim do sistema de partido único, a abertura à democracia multipartidária e à economia de mercado.

João Lourenço vincou ainda que foi sob a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos que se pôs fim à guerra, se alcançou a paz definitiva e se deu início ao processo de reconciliação nacional, que deve ser contínuo.

Participam no VIII Congresso Extraordinário MPLA, que encerra terça-feira, cerca de dois mil delegados das 18 províncias do país e da diáspora, para discutir o ajustamento ao estatuto do partido e a tese dos 50 anos de independência, os dois únicos pontos da agenda do conclave.ART

 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+