Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

João Lourenço considera haver evolução da livre circulação na SADC

     Política              
  • Luanda • Sábado, 17 Agosto de 2024 | 15h10
Cimeira da SADC
Cimeira da SADC
DR

Harare (Do enviado especial) - Os Estados-membros da SADC estão a dar passos “bastante concretos” na eliminação de barreiras e restrições à circulação de pessoas e bens na região, admitiu este sábado o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

João Lourenço disse acreditar que a efectiva e próspera integração da região austral do continente passa pela facilidade de circulação de pessoas e bens.

“Ao facilitar a circulação de pessoas pelas nossas fronteiras, podemos promover o crescimento económico, o desenvolvimento social e o intercâmbio cultural entre os Estados-Membros”, referiu o Presidente durante o seu discurso na 44ª da Cimeira da SADC, que teve lugar em Harare, Zimbabwe.

É consciente deste facto que disse ter notado que, no ano transacto, continuou-se a desenvolver esforços importantes tendentes a ampliar as facilidades relativas à circulação de pessoas, bens e serviços em toda a região. 

Deste modo, referiu, alguns Estados-Membros instituíram isenções de visto entre si, enquanto outros aboliram completamente a obrigação de visto para todos os Estados-Membros da SADC. 

Para João  Lourenço, é animador constatar-se que estão todos a dar passos bastante concretos na eliminação de barreiras e restrições no âmbito da circulação de pessoas e bens na região, destacando a colaboração que se regista entre todos os Estados Membros da SADC, relativamente à criação de Postos Fronteiriços de Paragem Única (PFPU), com o objectivo de racionalizar e facilitar a mobilidade entre nós.

Apontou que  foram criados vários Postos deste género em localidades situadas na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe, entre o Botsuana e a Zâmbia, entre o Malawi e a Zâmbia e entre a Tanzânia e a Zâmbia, o que, no seu conjunto, ajuda a criar condições para tornar mais fácil o movimento de pessoas, o comércio intrarregional e outros factores importantes para o desenvolvimento, de que destacou o custo dos transportes na zona. 

Também se inscreve no quadro deste esforço, prosseguiu, o Corredor do Lobito, uma importante infra-estrutura angolana que vai permitir a ligação da República Democrática do Congo e da República da Zâmbia ao Oceano Atlântico, por onde escoarão matérias-primas, bens e serviços, em condições economicamente mais favoráveis e mais competitivas. 

Sublinhou  que esta facilidade vai criar dinâmicas que ajudarão a estimular o crescimento económico, não só dos três Estados Membros directamente ligados a ela, mas também dos restantes países que compõem a SADC.

Acrescentou que aos factores de desenvolvimento a que se referiu, dão  ênfase à questão do turismo, que registou um abrandamento bastante significativo durante o período da COVID-19, mas que tem vindo a registar desde então um aumento expressivo, tendo recuperado o seu lugar como um dos mais importantes sectores contributivos para o PIB e o crescimento económico da região.

A reunião foi marcada pela transferência da Presidência da SADC ao Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, para os próximos 12 meses.

A 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) arrancou, este sábado, em Harare, com elogios do secretário executivo da organização aos esforços de Angola para a pacificação e o desenvolvimento económico da região.

A sessão de abertura teve ainda o discurso inaugural do Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, em cumprimento da tradição da SADC que reserva um assento na lista das intervenções de cada cimeira para o Presidente da República que participa no evento pela primeira vez, desde a chegada ao poder. IZ/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+