Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, esta segunda-feira, Xi Jinping, pela recente reeleição ao cargo de Presidente da República Popular da China.
Xi Jinping foi reeleito, sexta-feira, para um terceiro mandato como Presidente da China, depois de o Parlamento ter votado, por unanimidade, a sua continuidade no cargo.
Na mensagem, a que a ANGOP teve acesso, o Presidente João Lourenço expressou as felicitações ao homólogo da China em nome do Executivo angolano e no seu próprio.
Segundo o Estadista angolano, a recondução do Presidente Xi Jinping
"para tão elevado cargo" é a reafirmação da confiança depositada por toda a sociedade chinesa.
Refere que a confiança depositada pelo povo chinês é em reconhecimento do "grande papel" que o Presidente Xi Jinping vem desempenhando no quadro da construção da China moderna, empenhada na ampliação e consolidação das conquistas alcançadas no plano económico e social.
O Presidente João Lourenço expressou
"plena convicção" de que neste novo mandato à frente dos destinos da República Popular da China, o Estadista chinês prosseguirá as políticas que visam a edificação de um mundo de paz e segurança, em que vigore um equilíbrio geoestratégico.
De acordo com o Chefe de Estado angolano, trata-se de "um equilíbrio geoestratégico capaz de garantir a estabilidade global e a interacção de todas as nações do nosso planeta, em benefício da salvaguarda dos diferentes interesses dos povos e nações do mundo".
Expresso-lhe, nesta ocasião, prossegue a mensagem, a nossa certeza de que as relações de cooperação entre a República de Angola e a República Popular da China continuarão a estreitar-se e a gerar factores de desenvolvimento capazes de criar vantagens e benefícios recíprocos significativos.
Na missiva ao Presidente
Xi Jinping, João Lourenço reiterou votos de "muitos sucessos" no desempenho da "nobre missão", bem como os de "muita saúde e bem-estar pessoal". AL/ADR