Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou hoje, terça-feira, uma mensagem a Bola Ahmed Adekunle Tinubu, felicitando-o pela sua recente eleição ao cargo de Presidente da República Federal da Nigéria.
Na mensagem, a que a ANGOP teve acesso, o Presidente da República regozija-se com o facto de ter sido possível legitimar-se a eleição do político Bola Ahmed Adekunle Tinubu.
“A escolha do povo foi respeitada por todas as forças vivas da nação e estou convencido de que Vossa Excelência conduzirá os destinos da Nigéria, de modo a salvaguardar a unidade nacional e os interesses do vosso povo na estabilidade, na coesão nacional, no progresso e no bem-estar de todos os nigerianos”, refere.
O Presidente João Lourenço expressa a sua total disponibilidade para trabalhar com Ahmed Adekunle Tinubu, no reforço dos laços de amizade e de cooperação existentes entre os dois países.
As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros da União Africana, da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Ambos os Estados mantêm relações de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes.
Nascido na capital nigeriana, Lagos, aos 29 de Março de 1952, mais conhecido como Bola Tinubu, o Presidente eleito da Nigéria é o actual líder nacional do Congresso de Todos os Progressistas (APC, na sigla inglesa), tendo servido como governador do Estado de Lagos, por dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2007.
Em Junho de 2022, depois de vencer as eleições primárias internas, derrotando 13 pré-candidatos, Tinubu foi escolhido para ser o candidato oficial do APC à Presidência da Nigéria, na eleição presidencial de 2023, que viria a vencer.OHA/ADR