Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, nesta quarta-feira, o povo e o Governo de Cabo Verde, pelo 48° aniversário da Independência Nacional, que hoje se assinala.
O "5 de Julho remete-nos à história recente do vosso país, para nos recordarmos dos importantes feitos dos grandes precursores da República cabo-verdiana", expressa em mensagem o Chefe de Estado angolano, ao homólogo José Maria Neves.
Na missiva, o Estadista angolano diz ter "grande apreço" pela visão moderna dos líderes daquele país, que projectaram um desenvolvimento assente sobre pilares democráticos bastante sólidos.
Afirma que a visão moderna dos líderes cabo-verdianos assenta, igualmente, em principios que "conferem uma grande abertura ao fluxo de capitais que têm possibilitado a dinamização de uma economia cabo-verdiana consistente e bem sucedida".
João Lourenço sublinha o facto de Cabo Verde e Angola terem um passado comum "com percursos que se entrelaçam em toda a sua história, o que anima o nossos povos a continuarem a caminhar de forma unida, tendo em vista a defesa dos grandes interesses que perseguimos conjuntamente".
O Estadista angolano expressa, no documento, o desejo de realizar iniciativas de interesse mútuo, tendentes ao reforço da cooperação bilateral, na base do qual impulsionarão a construção do progresso, do desenvolvimento e do bem-estar dos respectivos povos.
João Lourenço faz votos de boa saúde, sucesso e prosperidades para o povo de Cabo Verde.
Angola e Cabo Verde têm relações político-diplomáticas e de cooperação em vários domínios, com destaque para os da agro-pecuária, formação de quadros nas áreas de investigação veterinária, transportes, agronomia, florestal e hidráulico. AL/ADR