Luanda - Os esforços do Presidente angolano e em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço, pela pacificação da República Centro- Africana (RCA) foram exaltados, segunda-feira, em Bangui, na Reunião do Comité Estratégico de Acompanhamento do Processo para o Retorno à Paz neste país africano.
Segundo uma nota de imprensa divulgada no final do encontro, os participantes expressaram apreço pela sua disponibilidade e empenho, na procura da paz definitiva, bem como teceram elogios aos presidentes Faustin Touadera e Paul Kagame, respectivamente, da RCA e Rwanda, pelos mesmos motivos.
Na capital centro-africana, os países membros da CIRGL abordaram o grau de implementação do Roteiro Conjunto de Luanda para a Paz e Segurança na RCA, assim como analisaram o estado dos compromissos políticos, progressos, desafios e oportunidades para a implementação da Declaração de Cessar-fogo.
Ficou ainda registado os esforços realizados, particularmente no âmbito do Programa de Restauração da Autoridade do Estado em todo o território nacional, assim como saudou a auto dissolução de nove grupos armados, dos 14 signatários dos acordos, e o desenvolvimento do projecto de estratégia de envolvimento para líderes de grupos armados, que permitirá o seu reengajamento no processo de paz e o regresso à estabilidade.
Houve também satisfação com as reformas de definição da política de segurança fronteiriça, nas áreas da justiça e no desenvolvimento contínuo da política nacional de transumância,bem como reformas administrativas levadas a cabo pela Função Pública.
O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, em 2021, no Conselho de Segurança o fim do embargo de armas à RCA e pediu mais apoio internacional à paz e segurança, bem como a neutralização das forças dissidentes no país.
Angola e a RCA mantém um Acordo Geral de Cooperação, Protocolo sobre Consultas Políticas e Diplomáticas Regulares, Protocolo sobre o Programa Indicativo de Cooperação, Protocolo de Apoio Financeiro, Memorando de Entendimento, Acordo Geral Revisto de Cooperação e Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas.
Localizada no coração de África e sem acesso ao mar, a RCA alcançou a sua independência da França em 1960.
São membros da CIRGL, Angola, Burundi, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Rwanda, Uganda, Zâmbia, Quênia e República do Congo. FMA/VIC