Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se esta quarta-feira, em Luanda, com o seu homólogo do Quénia, William Ruto, com quem avaliou a cooperação bilateral e questões de interesse regional.
No final do encontro, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, na capital angolana, não foram prestadas declarações à imprensa.
Trata-se da primeira visita de trabalho de William Ruto em território nacional, nas vestes de Chefe de Estado daquele país da África Oriental.
William Samoei Arap Ruto, quinto presidente do Quénia, encontra-se desde terça-feira em Luanda, a convite do seu homólogo João Lourenço.
O Presidente João Lourenço efectuou, em Outubro de 2023, a primeira visita oficial de Estado ao Quénia, um ano após a tomada de posse de William Ruto, eleito presidente em 2022.
A visita do estadista angolano ao Quénia resultou na assinatura de 11 acordos, com destaque para o sector agrícola, que representa 65% das exportações quenianas, e do turismo, seguimento que rendeu ao país de William Ruto 2 mil milhões de euros em 2022, segundo dados publicados pelo Ministério do Turismo local.
Cooperação bilateral
As relações entre Angola e o Quénia têm sido consolidadas nos últimos anos, com os dois países a partilharem objectivos comuns de desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos laços históricos.
Angola e Quénia têm laços de cooperação reforçados em áreas estratégicas como economia, energia e diplomacia, promovendo o desenvolvimento bilateral.
O Quénia, com uma população de cerca de 45 milhões de habitantes e uma economia voltada principalmente para a agricultura e exportação de produtos como chá e café, continua a ser um parceiro estratégico para Angola no contexto africano. DC/VIC