Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, discursa esta segunda-feira na Cimeira do Futuro, aberta domingo, em Nova Iorque, no quadro da semana de alto nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, a decorrer ao dia 30 deste mês.
A cimeira iniciou domingo com a adopção do Pacto para o Futuro, um documento de 84 parágrafos orientado para a acção e com capítulos sobre desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento, paz e segurança internacionais.
É igualmente direccionado para a ciência, tecnologia e inovação e cooperação digital, juventude e gerações futuras e transformação da governação global.
O acordo foi aprovado com dois anexos, designadamente, o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras.
É o resultado de um processo de anos que, de forma inclusiva, busca adaptar a cooperação internacional às realidades de hoje e aos desafios de amanhã.
João Lourenço vai igualmente discursar, terça-feira, no Debate Geral da 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que inici nesse dia sob o lema "Não deixar ninguém para trás, agindo junto para o avanço da paz, desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para as gerações presentes e futuras".
Está também prevista a participação do Chefe de Estado angolano em vários outros eventos multilaterais, como uma reunião da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, e uma cimeira da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OACP).
A esta agenda junta-se um conjunto de audiências e encontros de natureza diplomática, que permitirá ao Presidente angolano dialogar com vários chefes de Estado e outros líderes de sectores como a economia e a política.
O programa inscreve também um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o português António Guterres. FMA/ART