Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manteve segunda-feira vários encontros informais com líderes mundiais presentes em Glasgow, Escócia, onde participam na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).
O Chefe de Estado angolano conversou, à margem da conferência, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o secretário-geral da ONU, António Guterres e com o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.
João Lourenço dialogou, igualmente, com os Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Congo, Denis Sassou Nguesso, da Zâmbia, Hakainde Hichilema e da República Centro Africana (RCA), Faustin Touadera, entre outras personalidades.
O Estadista angolano discursa hoje (terça-feira) na COP26, para apresentar a visão do país e as acções em curso no domínio ambiental.
João Lourenço intervém na sessão da manhã, dia em que estão agendadas outros 57 discursos de Chefes de Estado e/ou de Governo e de seus representantes.
Na COP26 destacam-se as presenças de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, Emmanuel Macrón, da França, Angela Merkel, chanceler da Alemanha, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, assim como o príncipe de Mónaco, Alberto II.
Participam, também, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o presidente do governo de Espanha Pedro Sanchez, entre outros líderes mundiais.
O encontro de Cúpula das Nações Unidas tem como objectivo reflectir e alertar as Nações para o impacto do aquecimento global.
Sob a designação de COP26 (26ª Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas), o evento realiza-se com um ano de atraso, devido à pandemia da Covid-19.
A emergência climática tem levado a que muitos dos especialistas e lideranças mundiais realcem a sua importância para protecção do Planeta Terra, nos próximos anos.
A 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas é crucial para o controlo sobre as mudanças climáticas.