Luanda – O chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve esta quarta feira uma conversa telefónica com o seu homólogo do Rwanda, Paul Kagame, segundo uma nota da Presidência da República a que a ANGOP teve acesso.
A nota da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial indica que os dois líderes abordaram “questões bilaterais e regionais”.
Este é o segundo contacto telefónico que o Presidente João Lourenço mantém, no mesmo dia, depois de falar, horas antes, com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi.
Neste primeiro contacto, os dois estadistas também passaram em revista o estado das relações bilaterais bem como questões da agenda regional, de acordo ainda com a mesma fonte.
A conversa acontece poucos dias depois da investidura de Tshisekedi para um novo mandato de cinco anos na chefia do Estado congolês, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente João Lourenço ao lado de outros líderes africanos.
A cerimónia realizou-se, a 20 de Janeiro corrente, em Kinshasa, na sequência da reeleição de Tshisekedi nas eleições de Dezembro passado que ele venceu com mais de 73% dos votos.
A RDC e o Rwanda são dois países vizinhos que vivem momentos de tensão diplomática, desde o ressurgimento da rebelião do Movimento de 23 de Março (M23), em finais de 2021, alegadamente com o apoio de Kigali, segundo Kinshasa.
O chefe de Estado angolano foi mandatado pela União Africana (UA) para intervir como medianeiro na busca de soluções para o fim do conflito na RDC e a normalização das relações político-diplomáticas entre os dois vizinhos. IZ